Principal / Geral / Escola Júlio de Castilhos realiza primeiro encontro de partilha de sementes crioulas

Escola Júlio de Castilhos realiza primeiro encontro de partilha de sementes crioulas

A sexta-feira, 24 de agosto, foi dia de festa para a comunidade de Júlio de Castilhos. Durante todo o dia, a escola estadual da localidade abriu suas portas para visitantes na 1ª Feira de Doação e Troca de Mudas e Sementes Crioulas. O evento teve inicio às 9h e encerrou à tarde.

Durante a manhã, estudantes do educandário apresentaram uma peça teatral em que mostraram a chegada dos diferentes povos ao Brasil, cada um trazendo suas sementes e alimentos e partilhando conhecimentos. Também foi destacada na encenação a presença de agrotóxicos nos alimentos e o enriquecimento de sua indústria.
O evento contou ainda com palestra sobre a temática com representantes da Pastoral da Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores e Emater. Também houve exposição dos trabalhos dos alunos.
Para a diretora da escola, Sirlei Marques, o evento marcou a concretização do projeto de resgate de sementes crioulas, que está sendo desenvolvido desde o início do ano letivo pela instituição. As sementes crioulas são orgânicas e vieram de plantas cultivadas sem o uso de pesticida, inseticidas ou adubos químicos. O projeto do educandário busca recuperar a tradição de guardar as sementes de uma colheita para realizar o plantio no próximo ano. “O objetivo é resgatar uma cultura que os mais velhos da nossa comunidade vivenciaram e que, de certa forma, estava se perdendo, devido às indústrias e os interesses capitalistas, que visam a grandes produções, sem pensar no mal que causam ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, conta a diretora.
A escola pretende realizar anualmente a feira para troca de mudas e sementes, além de se tornar uma guardiã do banco de sementes crioulas do município. “Pretendemos agora dar continuidade, auxiliando as famílias a produzirem suas sementes, com ajuda da Comissão da Pastoral da Terra e do Movimento dos Pequenos Agricultores”, explicou Sirlei.
O prefeito Maneco participou do evento realizado pela escola e disse que a comunidade de Júlio de Castilhos orgulha Taquari. “Cada vez que a gente vem aqui se surpreende com as coisas boas que saem daqui”, disse o prefeito. Maneco anunciou ainda a liberação de verba municipal solicitada pela escola para dar seguimento e ampliar o projeto das sementes crioulas em Júlio de Castilhos.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ