Principal / Geral / Retatec comemora 50 anos de fundação com homenagens

Retatec comemora 50 anos de fundação com homenagens

Um jantar foi realizado no sábado, no Renascença Taquari Tênis Clube (Retatec), para comemorar 50 anos de fundação da entidade.

Na ocasião, foi inaugurada uma galeria com fotos dos ex-presidentes do clube: Moysés Machado, Nery Shroeder Lopes, Luis Fernando Vilanova Alvim, Carlos Alberto Pereira Souza, João Carlos Dilli, Gênis Omar Beck Muxfeldt, Henrique Érico de Souza Lopes, Tales Ramos Fazenda, Romeu Casanova e Fernando de Souza Bender. O presidente atual é o contador José Marçal Pereira. Foram homenageados o casal Cídio Luís Machado Martins e Iara Lovane de Souza, por 26 anos de trabalho dedicado ao clube.
O juiz de direto aposentado Moysés Machado, 87 anos, veio de Santa Catarina para receber a homenagem. Natural de Camaquã, seu primeiro emprego em uma comarca da Justiça foi em Taquari, com 35 anos, onde atuou entre 1965 e 1969. Também foi professor de português no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja. Machado presidiu o clube entre 30 de abril de 1968 até 19 de agosto de 1969.
Em entrevista a O Fato Novo, Moysés Machado, conta que ele, Leo Alvim Faller, Eliseu Coelho e mais um grupo de pessoas fundaram o clube. “Como não tínhamos terreno e casa, começamos do lado da igreja, com apoio do Frei Roque. Depois conseguimos um terreno perto do Seráfico (Seminário Seráfico São Francisco), na Caieira, e fizemos uma sede, com um clube e começamos a jogar, fundando o Taquari Tênis Clube”.
Machado disse que ficou emocionado com a homenagem. “Para mim foi demais, pois disse que eles que fizeram tudo e eu só plantei a semente. Mas me falaram que sem a semente nada existiria”. O juiz aposentado esteve apenas três vezes em Taquari depois que foi embora. Nesta visita do final de semana, ficou surpreendido com o tamanho do clube e da cidade. “Muitas casas antigas estão conservadas e Taquari está limpa e bonita. No meu tempo não tinha nem dez mil habitantes e agora tem 30 mil. E o clube tem seis hectares de área para fazer o que quiser. Está um espetáculo”.
Nos anos 70, quando trabalhava em Gravataí, deu um despacho que teve repercussão internacional. O Estado não estava pagando o funcionalismo público há quatro meses e Machado resolveu fechar o Fórum. “Eu disse que não tinha condições psicológicas para trabalhar, pois estava com os salários atrasados e tinha uma família grande para criar”.
Atualmente, Moysés Machado mora em Bombinhas, em Santa Catarina, com a esposa Gessy de Freitas Machado, com quem está casado há 62 anos. É pai de cinco filhos, tem 11 netos e cinco bisnetos. Trocou o jogo de tênis pelo de bocha, que ele brinca ser um esporte de “pessoas mais velhas”. Ele está escrevendo seu terceiro livro, de autoajuda, com o título “O que importa é ser feliz”.

Novidades

Em entrevista a O Fato Novo, o presidente do Retatac, José Marçal Pereira, falou sobre o lançamento do Projeto Passo à Frente, que trata de obras de ampliação da sede social, banheiros, copa e hall de entrada. Pereira também adiantou que o tradicional Luau do Retatec será realizado em 8 de dezembro.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ