Principal / Região / Eles defenderam um projeto de lei, que foi aprovado, e deverão colocá-lo em prática em outubro

Eles defenderam um projeto de lei, que foi aprovado, e deverão colocá-lo em prática em outubro

A 50ª edição do Programa Deputado Por um Dia, realizada na segunda-feira, 13, pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa, teve a participação de 11 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, de Fazenda Vilanova. O projeto, criado em 1999, objetiva aos alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.

Segundo a assessoria de imprensa do projeto, os estudantes foram recepcionados no Teatro Dante Barone pela manhã, e logo iniciaram a rotina parlamentar, com a reunião dos Líderes de Bancada, na Sala da Presidência. No encontro, os grupos políticos de outras quatro escolas do Estado discutiram e definiram a pauta de votação da Sessão Plenária do Estudante. Às 14h, aconteceu a Sessão, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, antiga sede do Parlamento, na rua Duque de Caxias, com discussão e votação de matérias de autoria dos próprios estudantes.
Os alunos de Fazenda Vilanova criaram um partido fictício, o Partido Educacional Social (PES) e apresentaram o projeto de lei 4/2018, que institui a “Semana Estadual do uso das novas tecnologias na promoção da educação”. A matéria foi aprovada por 35 a 20.
O estudante Rafael Natã Lounai, 15 anos, diz que, com o projeto, teve a oportunidade de aprender mais sobre a política. “Estudando as leis, aprendemos bastante sobre elas, como fazer e apresentar um projeto de lei. Fiquei sabendo um pouco mais do meio da política”, conta. A novidade para Rafael foi a forma como os projetos são encaminhados para se tornarem leis. “Que a maioria tem que votar a favor”, disse.
As deputadas Juliana Brizola (PDT) e Regina Becker Fortunati (PTB) coordenaram a atividade, e o deputado Ernani Polo (PP) prestigiou o evento. O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci (PP), os vereadores Edevaldo Borges (PTB) e Sérgio Cenci (PP) acompanharam a atividade em Porto Alegre.
Para a professora, Silvana Maria Kolling, que coordenou os alunos junto do professor Diego Vedoy, o projeto foi uma experiência única. “Os alunos foram nota 10. Preocupados, focados e envolvidos com o projeto. Tanto para eles como para nós, professores, uma experiência importante. Poder conhecer um pouco da forma como os deputados trabalham, vivenciar na prática como fazer um projeto de lei, debater, argumentar a sua importância”, conta.

Cinco projetos de lei apresentados

O projeto teve a participação de cinco escolas do Estado, que também apresentaram seus projetos de lei na sessão plenária e criaram partidos fictícios. Um representante de cada partido fez a defesa dos projetos, e as demais bancadas tiveram tempo para apresentar sua opinião e discutir cada proposta. Além dos estudantes de Fazenda Vilanova, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, do Partido dos Estudantes da Floriano (PEF), do município de Engenho Velho Projeto, fez o projeto de lei (PL) 1/2018, que autoriza o governo do Estado do Rio Grande do Sul a estabelecer parcerias para a distribuição gratuita da vacina contra o vírus influenza A e B à população gaúcha. A matéria foi aprovada por 28 votos sim e 27 não.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, do Partido Unidos pela Leitura (PUL), do município de Ipê, fez o projeto de Lei (PL) 2/2018, que institui a “Semana Literária nas Escolas da Rede Pública de Ensino” e recebeu 38 votos a favor e 17 contra. De Campo Bom, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol, através do Partido Democrático Estudantil Campo Bonense (PDE), apresentou o Projeto de Lei 3/2018, que institui o Grêmio Estudantil nas Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. A matéria foi aprovada com 32 votos favoráveis e 23 contrários. A Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, do Partido Juntos pela Educação (PJE), de Santa Maria, defendeu o Projeto de Resolução (PR) 1/2018 que Institui o “Mandato Solidário com a Educação” no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado, com 28 votos favoráveis e 27 contrários.

Preparação iniciou em abril

Os alunos da Edgar da Rosa Cardoso estão se preparando para participar do projeto desde abril. Os professores Silvana Maria Kolling e Diego Vedoy trabalharam com os alunos. Eles se reuniam nas tardes das segundas-feiras no turno inverso ao de aula para estudar e embasar o projeto de lei que foi apresentado. Os alunos também tiveram aula de uso do microfone, dicção, retórica e se posicionar em público.
O projeto de lei apresentado, que trata da realização da “Semana Estadual do uso das novas tecnologias na promoção da educação”, será apresentado na Secretaria municipal de Educação, nos próximos dias. O texto do projeto prevê a realização em outubro.

Alunos participantes

Do 9º ano, Jaqueline Driemeyer, Viviane da Silva Moura, Bianca da Rosa Schweitzer, Érika Mallmann, Emily Silva de Aquino, Rafael Natã Lounai e Giovana dos Reis Gomes.
Do 8ºano, Maria Luísa do Nascimento Alves, Wéllisson Daniel Krabbe, Beatriz Oliveira de Jesus e Beatriz dos Reis Koope.

Além disso, verifique

TABAÍ: Serventes de escolas municipais alertam para possível greve

Nesta semana, as serventes de escolas municipais emitiram uma nota oficial, relatando que no final ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ