Principal / Geral / Problemas na canalização pluvial geram erosão em ruas e calçadas

Problemas na canalização pluvial geram erosão em ruas e calçadas

A canalização pluvial, de responsabilidade da Prefeitura, tem causado problemas em alguns pontos do município. Por baixo de calçadas e do pavimento de algumas ruas do Centro e bairros próximos, há grandes erosões que causam risco a pedestres e motoristas que passam pelos locais.

Nesta semana, O Fato Novo fotografou quatro pontos que apresentam este tipo de problema, nas ruas Pedro Michel e José Antero Siqueira, no Centro, Prudêncio Franklin Reis, no Praia, e Avenida Vinte de Setembro, no Colônia Vinte. Conforme moradores da rua Pedro Michel, no trecho entre a General Osório e Brigadeiro Albino, a situação perdura há cerca de 10 anos. A aposentada Irene Carreno, de 84 anos, caiu em um buraco que fica próximo à esquina com General Osório. “Pisei no paralelepípedo e afundou, foi para dentro e eu caí. As gurias da escola de inglês que me levantaram. Com essa idade, minha perna ficou lá para dentro. Tem sete buracos aqui na rua. Buraco fundo”, contou a aposentada.
A emprega doméstica Eloir de Oliveira, 58 anos, também se machucou na rua. Quando chegava à sua residência, a parte da calçada cedeu e ela caiu. “Bati com a cabeça, quase me matei. O vizinho teve que me levar para o hospital. Cedeu na hora que eu estava passando”, contou. Ela disse que, assim como os vizinhos, já reclamou do problema na Prefeitura, mas não conseguiu uma solução. “Aqui nós estamos deixadas”, disse.
Na Rua José Antero Siqueira, no trecho entre a Genereal Osório e o Fórum Municipal, no Centro do município, o problema é semelhante. Há anos, a canalização pluvial causa erosão na região, que atinge o pavimento e calçadas. Em 2016, O Fato Novo noticiou que um automóvel havia caído em um dos buracos da via.
Nos bairros, o problema também acontece. Na principal rua do bairro Colônia Vinte, a Avenida Vinte de Setembro, há buracos no asfalto e calçadas, por onde passa a canalização pluvial, em que alguns moradores largam esgoto. A comerciante Dirce Schnoremberger, 64 anos, colocou tábuas para tapar os buracos que estão na sua calçada. Há muito esgoto no local e outros buracos surgem pela via, onde também é possível ver os efluentes. Parte da pista de rolamento, inclusive, está ocupada por cavaletes para prevenir acidentes de trânsito. “Fica ruim para tudo, principalmente para a saúde. Isso aqui é uma questão de saúde pública, é um absurdo. Eu tive que botar tábuas na calçada, porque uma menina ia cair aqui, quase colocou o pé lá dentro”, relatou a comerciante, que possui um brechó no local. A situação oocorre há cerca de um ano, segundo Dirce.
No Loteamento Figueira, a rua Prudêncio Franklin Filho também tem problemas com erosão. Há diversos buracos no pavimento. Segundo os moradores, a situação ocorre há oito anos e automóveis já caíram nos buracos da via.

Prefeitura fará manutenção na José Antero Siqueira

O prefeito Maneco relatou que a Administração Municipal irá trocar a canalização e consertar o pavimento da rua José Antero Siqueira. A obra deve iniciar nos próximos dias, dependendo das condições climáticas. “Vamos fazer com recursos próprios do município, vai dar em torno de R$ 60 mil para arrumar a lomba”, disse o prefeito.
Segundo Maneco, não há recursos disponíveis no momento para realizar a manutenção nos demais pontos citados pela reportagem. “Só se houver parceria com os moradores”, ressaltou o prefeito, citando que é possível que os moradores ajudem no custeio da obra.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ