Principal / Geral / Cães também podem ser atingidos pela gripe

Cães também podem ser atingidos pela gripe

Uma das doenças corriqueiras na rotina veterinária, especialmente no inverno, é a gripe canina, também conhecida por traquiobronquite infecciosa ou tosse dos canis.

A enfermidade exclusiva dos cães é causada por vírus ou bactéria, ou ambos, e que causam sintomas de gripe, como tosse, coriza, secreção nasal e ocular e, em casos mais graves, pneumonia secundária. “O animal começa com tosse seca, parecendo estar engasgado, especialmente quando o animal está se exercitando e precisa mais da aparelho respiratório dele”, explica a médica veterinária da Agrocentro Certaja, Fernanda Moreira Darley. A gripe pode atingir todas as raças, mas filhotes e animais idosos são mais suscetíveis.
A prevenção é feita com vacinação específica a cada ano e que pode ser dada no início do inverno. Entretanto, animais que frequentam pet shops, canis, que tenham contato com outros animais, fazem passeios coletivos ou sejam predispostos a ter a gripe podem receber duas doses por ano, uma a cada seis meses. Segundo a veterinária, a primeira dose pode ser dada com aproximadamente dois meses de idade do animal, ou seja, depois que ele tiver recebido as três doses da vacina contra a parvovirose, cinomose, leptospirose e coronavirose, e uma semana após a dose da antirrábica.
O tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatório, antitussígenos. “Há vezes em que a cepa do vírus que o animal se contamina, ou da bactéria, não é muito forte. Se ele tem uma imunidade boa, porque é bem cuidado, bem tratado, os sintomas aparecem, mas em uma semana passam, mesmo que nada tenha sido feito. Mas tem outros casos que podem ocorrer complicações, como a pneumonia e levar a óbito”, observa a veterinária.
A gripe canina é de grande contágio entre os animais, porém não é transmitida para humanos. “É muito contagiosa entre eles. Um animal que cheirar o focinho de outro poderá pegar ou com um espirro ou secreção. Por isso é comum nos canis”, completa.
Os cães também podem sofrer com outras doenças decorrentes do inverno. “Quando o proprietário chega com a queixa de tosse no animal, sempre pensa na gripe, especialmente pela época do ano que estamos. Mas existem outras enfermidades que também vão levar a tosse”. Otites, causadas por bactéria, fungo ou sarna e dermatites também podem acometer os cães. No caso da otite (infecção no ouvido, os sintomas são desconforto, coceira, dor e sensibilidade. As dermatites atingem nesta época de umidade, por exemplo, animais que ficam muito dentro de casa ou com a roupa por muito tempo. É necessário tirar a proteção de frio e pegar sol. Os sintomas da dermatite são coceira, escamação e perda de pelo.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ