Principal / Geral / Casa Freitas é a loja de confecção mais antiga da cidade

Casa Freitas é a loja de confecção mais antiga da cidade

A loja de confecções mais antiga de Taquari, a Casa Freitas, localizada na Rua 7 de Setembro, completou, no dia 2 de maio, 56 anos de atividade.

No ano de 1962, quando o comércio concentrava-se na parte de cima da rua 7 de Setembro (entre as ruas Cônego Cordeiro e a José Antero Siqueira), o empreendedor Mário Ernani de Freitas, trabalhava como alfaiate no ponto onde hoje é o Bazar Legal, na parte menos movimentada da rua. Ali, acompanhado da esposa, Elveni Pereira Freitas, 80 anos, eles iniciaram a loja de confecções.
Alguns anos após, o empreendimento mudou para a frente, ou seja, no local onde está atualmente. “O comércio todo era lá no centro. Lá tinham Casa Rocha, LK Confecções, Loja Susi, Banco Meridional, Mercado Dona Hilda e Caixa Econômica. Na época, quando eles abriram, estavam sozinhos aqui e tiveram que fazer um trabalho bom para poder sobreviver. Depois com o tempo, as redes começaram a abrir aqui nesta quadra, que puxaram muito as pessoas para cá e tivemos um desenvolvimento grande, como Colombo e Pompéia; hoje é aqui”, diz o filho, Jone Jéfferson Freitas, 55 anos, que é o atual administrador da loja.
Elveni seguiu os passos do pai, Amaro Rocha Pereira, que foi proprietário de armazém de secos e molhados e, mais tarde, fundou a Casa Rocha, uma loja de confecções em Taquari, e com Mário Ernani, que também tinha trabalhado com o sogro, optaram em abrir um negócio próprio. No decorrer do tempo, o filho mais velho, Jones Robinson de Freitas, 58 anos, passou a ajudá-los e, anos mais tarde, Jéfferson, que na época tinha 14 anos. “Comecei como varredor da loja, passei pela cobrança, atendimento no balcão, crediário, compras e agora estou no administrativo. Nesse meio tempo, o meu irmão saiu e abriu o negócio próprio dele e eu fiquei sozinho”. Robinson é proprietário da loja Rob Jeans, também localizada na Rua 7 de Setembro. Elveni afastou-se da loja para cuidar do esposo, que faleceu em 1º de maio de 2005. Hoje, quem toca o negócio é Jéfferson, acompanhado da esposa, Teresinha Aparecida Camargo, que há cinco anos faz as compras da loja.
Para o futuro, Jéfferson pretende manter-se na administração do empreendimento. Porém, está ciente de que, quando sair, a continuidade da loja não será mais com a família. Ele explica que seus dois filhos estão buscando carreiras em outras áreas. “Eles vão para outro caminho. Sempre deixei de livre escolha, no caminho que quisessem teriam o meu apoio. A pessoa tem que ser feliz no que faz e eu sou feliz no que faço”, salienta. Para ele, a Casa Freitas terá continuidade através de algum funcionário. “Como eu tenho uma equipe boa de trabalho, daqui a pouco algum empregado continua e eu ficarei mais retirado. Provavelmente isto irá acontecer”, estima.

Aposta na moda feminina

No ínicio, quando Mário Ernani atuava com alfaiataria, os homens eram a maioria dos clientes. Mas nestas cinco décadas de atuação, o empreendimento seguiu a mudança de comportamento da população. “Observei que a loja era frequentada mais pelo público feminino, então teríamos que ter mais roupas femininas. A mulher faz compras para a família, se vê uma coisa bonita, compra”, diz. Hoje o forte da empresa é a moda feminina, seguida da masculina, langerie, cama, mesa e banho e a infantil. Para atender o público feminino, a loja acompanha as tendências da moda, participando de feiras de moda em todo o Brasil.
Para o administrador, a receita da loja para manter-se por tanto tempo no mercado de confecção, numa época de muitas mudanças, é aliar atendimento, produto de qualidade, preço acessível e condições de pagamento. “Nestas cinco décadas, muitas coisas aconteceram na economia e serviram para fortalecer cada vez mais a loja, nunca me abalei com as crises. As dificuldades, encaro como desafio”.
Para enfrentar as crises econômicas, ele diz que a loja está bem estruturada. “Graças a Deus, consegui estruturar bem a loja e qualquer crise que venha, nós estamos prontos para enfrentar. Uma loja em que não dependemos de vendas para fazer os pagamentos, temos tudo organizado. Compramos sempre cedo e temos uma clientela boa”.
A Casa Freitas tem seis funcionários, incluindo crediário e atendentes e um cadastro de cinco mil clientes, porém nem todos ativos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h45min e das 13h10min às 18h30min, e aos sábados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17horas.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ