Principal / Geral / Preservação da mata ciliar foi tema de audiência pública

Preservação da mata ciliar foi tema de audiência pública

A Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas, com sede em Estrela, realizou, na tarde da terça-feira, na Câmara de Vereadores de Taquari, uma audiência pública para esclarecer sobre o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari, que é o antigo Corredor Ecológico. A audiência pública reuniu proprietários e posseiros de áreas ribeirinhas.

O programa visa a preservação das margens do rio que dá nome ao Vale. “A mata ciliar está localizada ao longo de rios, riachos e arroios e tem função de proteção da água, do clima para preservação das espécies de peixes; de filtro dos agrotóxicos e do lixo; de proteção do solo, porque a chuva primeiro cai nas folhas e depois mais lentamente no solo, e de proteção ecológica, para deslocamento da fauna, dispersão das sementes da vegetação”, expos a promotora Andrea Almeida Barros.
Ela explicou que a lei de Proteção à Vegetação Nativa, nº 12.651, de 25 de maio de 2012, estabelece que a Área de Proteção Permanente (APP) é definida conforme a largura do rio. No caso do rio Taquari, que varia de 100 a 200 metros, a área a ser preservada seria de mesma dimensão.
Em Taquari, 21 proprietários já assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para recuperação da mata ciliar.
O Ministério Público também reativará as ações de recomposição das áreas e busca a colaboração dos proprietários com a autorização da visita da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará o diagnóstico e proporá uma forma de recuperação da mata ciliar, o que poderá ser feito com o plantio de espécies nativas ou o isolamento da área. “Em nenhum dos casos tem custos para o ribeirinho porque ou são arcados pelo Município ou, no caso do isolamento, sem custos para ninguém, que é o que entendemos como mais adequado, exatamente pela existência de bancos de sementes, uma vez que a natureza faz o seu trabalho de recuperação muito mais rápido do que ser for feito um plantio”, salienta.
Os proprietários ou posseiros de áreas ribeirinhas que já tiveram o TAC arquivado e fizerem o desmatamento poderão responder por três processos. “Se voltar a destruir vai responder pelas três questões que o dano ambiental gera: o dano administrativo, que é a multa aplicada pelo Município; a questão civil, que é o Ministério Público que trabalha com a indenização coletiva e, também, criminal, feita pelo Ministério Público junto ao judiciário”, explica.
Nos casos das situações já consolidadas, como das empresas, são feitas as compensações.
A legislação, segundo a promotora, dá uma alternativa aos proprietários para redução da área a ser recuperada, a chamada “escadinha”. Os proprietários de áreas com situação consolidada até 22 de julho de 2008, que estiverem inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório até o final deste ano, e fizer a adesão ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA) que é conjunto ao CAR, poderá ter reconhecido o direito de preservar, no mínimo, cinco metros de largura da faixa marginal, se possuir até um módulo fiscal (cerca de 18 hectares); oito metros, aos proprietários de área superior a um e de até dois módulos fiscais e 15 metros para mais de dois e até quatro módulos, independente da largura do rio. “Se não houver o preenchimento dos requisitos, para ser reconhecido o direito aos 5, 8 e 15 metros, vai cair no artigo quarto da lei, que fala de 100 a 200 metros de área de preservação permanente. Ambientalmente falando, essa proteção é nada. Um rio da largura do Taquari, com 100, 150 ou 200 metros, ter que recuperar cinco metros, são duas árvores, mesmo que seja a partir do topo do talude. E muito pouco para a proteção da água de que nós dependemos diretamente. Podemos pensar um pouquinho além e não apenas para o nosso umbigo”.
A promotora diz ainda que a área preservada pode ser produtiva, porém é necessário um plano de manejo e um acompanhamento técnico.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ