Principal / Geral / Com meio século de história, Casa Maia registra diversificadas áreas de atuação

Com meio século de história, Casa Maia registra diversificadas áreas de atuação

A Casa Maia, atualmente, trabalha com venda de móveis novos e usados e vidraçaria. Mas o empreendimento, que surgiu em 1966, já atendeu e foi conhecida pelos segmentos de funerária e estofaria.

Em meados da década de 1960, José Renildo Maia e Leci dos Santos Silva, vindos, ele de Estrela e ela de Bom Retiro do Sul, começaram a trabalhar com estofaria, um setor pelo qual o pai de Leci tinha feito passagem no município, mas não deu andamento. Quando o recente casal chegou no município, abriram o empreendimento numa sala alugada na rua Othelo Rosa. “Já era bem velha, caindo. Depois compramos do Toninho Mariano, da Beira do Rio”, lembra Leci, sobre o prédio que foi desmanchado no final dos anos 70 para dar espaço ao prédio onde está a Casa Maia hoje.
Leci lembra as dificuldades que passaram até a empresa ser sólida. “No início foi muito difícil até a gente se erguer”, diz. Mas José e Leci fizeram amigos, como o casal Fritholdo Redecker e Vera, e Eloy Kern e Olga, que os ajudavam e aconselhavam. “O seu Eloy dizia pra nós colocar uma vidraçaria. Colocamos e ficamos bem apertados (financeiramente). Mas deu um temporal, quebrou vidro nas casas quase todas, daí a gente se ergueu. Colocava vidro quase dia e noite. Era eu e ele (marido) cortando e ele botou gente pra ajudar. Então foi melhorando a nossa situação”, recorda.
Conciliando a função de estofaria e vidraçaria, ainda investiram numa empresa funerária. “Quando colocamos a funerária, também era só nós”, destaca Leci. Eles também criaram uma fábrica de móveis, que chegou a ter 20 empregados. “Mandava móveis para diversas cidade de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, como Santa Maria e Porto Alegre. Todos os dias às 5 horas da manhã saía o caminhãozinho com os móveis”, afirma.
Com o crescimento das empresas, a sede também foi ampliada. Nos anos de 1980, foi adquirido o terreno ao lado da primeira sede e construído um novo prédio, que abrigou a funerária por muitos anos. Naquela época, a rua Othelo Rosa ainda tinha canteiros no meio da via.

De pai para filho

O casal teve dois filhos, Luciana Maia, 42 anos, e João Antônio Maia Neto, 50 anos, que seguiu na empresa. João conta que quando completou 18 anos e fez a carteira de motorista, seu pai passou a vidraçaria e a funerária para dar sequência no negócio. Dois anos depois, João registrou uma empresa para ele, mas manteve o nome de Casa Maia. “O pai parou porque passou para a fábrica de móveis, então deixou para mim”, comenta o empresário, que se criou dentro da Casa Maia e constituiu sua família tocando a empresa.
Em 2002, ele teve a oportunidade de vender a funerária, que hoje é a Rocha, de Cássio Rocha.
A vidraçaria continua até hoje e a estofaria está com as atividades paradas. João segue a empresa com a loja de móveis novos e usados.
Sobre a trajetória da empresa, ele avalia. “Foi muito serviço! Vejo com satisfação de ter mantido até hoje, mas tá difícil. A crise, a concorrência, as redes sociais, tudo ajuda. Já vem de tempos se arrastando. Pretendo, quando me aposentar, passar a firma para a minha filha”.

A fábrica Móveis Taquari

Com a morte de José Renildo, no ano passado, a empresa de móveis, que nos últimos anos tinha sede na rua David Canabarro (fundos da Casa Maia), encerrou as atividades.
O empreendimento chegou a ter uma loja na Rua 7 de Setembro, aberta em 1976, no local onde hoje é o Bazar Legal e durou cerca de 10 anos. O prédio é o mesmo, só mudaram algumas coisas na fachada”, diz.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ