Principal / Geral / Assembleia aprova projeto que inclui Natal Açoriano no calendário do Estado

Assembleia aprova projeto que inclui Natal Açoriano no calendário do Estado

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão de 26 de junho, o projeto de lei 241/2017, proposto pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), que inclui o Natal Açoriano em Terra Gaúcha, realizado em Taquari, no calendário oficial de eventos do Estado. A matéria também destaca o evento como de relevante interesse cultural.

Redecker apresentou o projeto de lei na Assembleia Legislativa com a intenção de reconhecer a contribuição do evento para a cultura rio-grandense. O deputado ressalta que o evento, agora, tem condições de captar recursos com mais facilidade de órgãos que pertencem ao Governo do Estado. “Sob o aspecto cultural, o Natal Açoriano representa um poderoso instrumento disseminador da cultura e preenche todos os requisitos de relevante interesse cultural”, afirmou o deputado.
A matéria ainda não foi sancionada pelo governador do Estado. Conforme a assessoria do deputado, isto poderá ocorrer em até 30 dias.

Saiba mais

Conforme dados do projeto de lei, em 28 de outubro de 1992 foi elaborado um Calendário de Eventos para o “Espaço Açoriano”. Nesta comissão fazia parte a Professora Helena Santos da Silveira, coordenadora do Departamento de Teatro, que incluiu no Calendário a realização de um “Presépio Vivo”, na Praça da Matriz, no Centro da cidade de Taquari.
Em 1993, a Administração Municipal passou a ser a responsável pela realização do espetáculo, com o objetivo de ampliar o projeto que apresentava grandes possibilidades na área de cultura e turismo. Nesta ocasião, a comissão organizadora, junto com a Administração Municipal anunciaram a troca de local do evento para as margens da Lagoa Armênia situada no centro da cidade, onde é realizado desde então.
Nas águas e entorno da Lagoa Armênia passou-se a contar a história de Taquari. Os índios Patos e os Jesuítas, iluminados por tochas rústicas, realizavam a travessia do lago em canoas. Os primeiros colonizadores, representados por 14 componentes e de barco, fazem a travessia encenando a chegada dos casais à margem esquerda do rio Taquari. Na sequência, celebra-se o nascimento do Menino Jesus, a visita dos pastores e dos Reis Magos, a bênção dos Anjos e as oferendas típicas da cultura açoriana.
O evento é realizado há 24 anos no mês de dezembro.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ