Principal / Região / PAVERAMA: Coordenadoria Regional de Saúde diz que água do Demaap é imprópria para consumo

PAVERAMA: Coordenadoria Regional de Saúde diz que água do Demaap é imprópria para consumo

Em 2015, o comerciante Moisés Althaus, 32 anos, deixou de morar no Centro de Paverama e mudou-se para Morro Bonito. A felicidade de viver na casa nova tornou-se aflição quando problemas de saúde começaram a aparecer nele e na família.

“Eu tive problemas estomacais, dores abdominais, vômitos, diarreia. Outras pessoas da minha família e vizinhos também passaram por isso”, conta. Os sintomas, frequentes, levaram o comerciante a questionar a qualidade da água no bairro, que é fornecida através do Departamento Municipal de Abastecimento de Água de Paverama (Demaap).
Na busca por respostas, o morador do Morro Bonito conseguiu cópia de análises de rotina da água de Paverama, realizadas nos dias 27 de janeiro e 16 de março deste ano. Segundo ele, o documento foi entregue por um ex-funcionário da Prefeitura. As duas análises registram a presença de coliformes totais e bactéria E Coli em alguns poços do município. “Nunca foi avisado nada para nós. Nunca disseram que a água está contaminada”, fala Althaus. O comerciante também coletou uma amostra da água de sua residência, que está sendo avaliada por um laboratório particular. Segundo ele, o resultado da análise ainda não foi entregue pela empresa.

A confirmação

Segundo o responsável pela Vigilância em Saúde da 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marco Guimarães, o município de Paverama já foi notificado diversas vezes para melhorar o tratamento da água, que frequentemente apresenta pontos de contaminação. “É possível afirmar: a água de Paverama é imprópria para o consumo humano”, diz. De acordo com Guimarães, tanto os relatórios feitos em âmbito municipal quanto os realizados pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) apontam seguidamente para a presença de coliformes totais e bactéria E Coli na água fornecida pelo Demap.
O departamento, ligado à Prefeitura, administra 13 poços do município: Boa Esperança Baixa, Morro Bonito Alto, Recanto dos Brandt, Morro dos Belos, Linha Brasil, Cabriúva, Morro dos Cavalos, Santa Manoela, Boa Esperança Alta, Morro Azul, Morro Bonito Baixo e Morro dos Feyh, que abastecem cerca de 1500 residências. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trata apenas a água que abastece as casas do Centro de Paverama. Esta não apresenta contaminação e é considerada potável.

Por que acontece

Para a 16ª CRS, o Demaap não realiza o tratamento da água com cloro, o que é estritamente necessário para assegurar que é própria ao consumo humano. “A presença dos coliformes totais e fecais indica que o tratamento está sendo mal feito, mostra que não existe tratamento com cloro”, fala Marco Guimarães. Os coliformes totais e fecais são bactérias presentes em organismos e fezes humanas ou de animais. Segundo ele, a contaminação também pode estar ligada à manutenção e conservação dos poços, que podem ser precárias, e localização deles, pois podem ter sido instalados em locais inapropriados, como áreas de antigos chiqueirões, por exemplo.

Situação já deveria ter sido alertada pela Prefeitura

A Prefeitura de Paverama tem acesso mensal aos resultados das análises da água do município, portanto é ciente da contaminação. Para a a 16ª CRS, os moradores já deveriam ter sido comunicados sobre a situação. “Não podem deixar a população exposta a este tipo de coisa sem fazer nada”, fala Marco Guimarães. Segundo ele, em casos como este, o Estado indica a distribuição de hipocloreto (água sanitária) às famílias que estão nas áreas de risco até que o problema de contaminação da água seja resolvido. “Há um risco, real de que haja um surto de doenças na população, como hepatite, diarreia, vômitos. Exige uma ação imediata da vigilância do município”. Com o hipocloreto, é possível fazer um procedimento caseiro para a descontaminação da água.

Como você pode agir

Se você é cliente do Demaap, há algumas medidas que podem ser adotadas em sua casa para tentar evitar os riscos da possível contaminação da água. A coordenadoria indica que a água seja filtrada, para isso, pode-se usar até mesmo um pano, caso não tenha um filtro em casa. Você também pode fervê-la e acrescentar duas gotas de água sanitária a cada litro de água, deixando descansar por cerca de 2h. “E então pode consumir tranquilamente”, afirma o responsável pela Vigilância em Saúde.

Punições

A coordenadoria diz que seu papel é apontar os problemas e cobrar da vigilância municipal uma fiscalização quanto à resolução destas questões por parte do responsável pelo tratamento da água. De acordo com a CRS, caso as exigências não sejam cumpridas, para haver punição, é preciso uma ação do Ministério Público. Ainda não há nenhum expediente no MP de Teutônia sobre a qualidade da água em Paverama.

Prefeitura se manifesta

O Fato Novo tentou conversar, por telefone, com os responsáveis pelo Demaap e Vigilância Sanitária no município, mas foi solicitado que os questionamentos do jornal fossem enviados por e-mail. As perguntas não foram respondidas e a Prefeitura também não divulgou o resultado das análises da água de 2015, conforme foi solicitado pelo jornal. Cabe salientar que estes dados são públicos. A Administração Municipal apenas enviou nota sobre o assunto, que segue na íntegra. “Tão logo a administração municipal foi informada da possibilidade de contaminação da água fornecida pelo DEMAAP em determinada localidade do município, procuramos dar o devido respeito e importância ao assunto. Inicialmente, buscando a comprovação e a procedência do fato para medir a veracidade do mesmo. Em seguida passaremos a adotar todas as medidas cabíveis no sentido de equacionar todo e qualquer problema que possa gerar dano à saúde de algum munícipe. Todos esses passos e medidas serão adotados em conformidade com a lei vigente e obedecendo a todos os trâmites cabíveis à matéria. Estamos em fase de investigação sem nos precipitarmos em conclusões afoitas.
Em que pese estarmos à disposição para qualquer reclamação ou sugestão através do DEMAAP, pessoalmente ou através do telefone (51) 99979255, ou diretamente na Prefeitura, é importante destacar que até o momento não houve nenhuma reclamação de munícipes quanto à qualidade da água junto ao departamento responsável.
Assim que tivermos o resultado desses passos, passaremos a divulgá-los a toda imprensa regional. Importante ressaltar que estão sendo realizadas obras de melhorias em todo o município desde o início do mês de junho do corrente ano, podendo já serem percebidos tais melhorias em várias localidades.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ