Principal / Segurança / Abigeatos assustam comunidade do interior

Abigeatos assustam comunidade do interior

Os moradores da rua TK 23, no Rincão São José, procuravam o rebanho pelas propriedades da região na manhã da última terça-feira, 15 de dezembro. Pelo menos sete moradores da localidade tiveram gado furtado durante a madrugada. Nem todos registraram ocorrência do fato na Delegacia de Polícia.

“Levaram minha vaca de leite. De manhã eu fui procurar e já encontrei meu irmão no campo, procurando os bois dele”, conta uma moradora da TK 23, que preferiu não se identificar, com medo de ser vítima de furto novamente. Outro morador do Rincão registrou ocorrência do abigeato na Delegacia de Polícia. Ele disse que encontrou a cabeça de um dos seus bois, próximo à localidade de Caramujo.
Algumas das vítimas e amigos percorreram o caminho feito pelos autores dos furtos. Eles seguiram os rastros dos bois e as cercas que eram cortadas pelas propriedades. “Nunca passaram na estrada. Foram indo pelo campo, cortando as cercas até chegar no asfalto, que sai lá no restaurante”, conta uma das vítimas. A via a que se refere é a Américo Quadros, recentemente asfaltada no Rincão São José, próximo ao antigo Salão Medeiros.
No Rincão, há 15 dias, outros produtores rurais teriam sido vítimas de furto. Em uma propriedade na TK 20, três bois foram levados. A mesma situação tem se repetido em outras localidades. Na manhã da quarta-feira, 25 de novembro, duas vacas foram furtadas no Caramujo e outros dois bois no Tinguité, todos da raça zebu. Na Fazenda Legler, no dia 21 de novembro, foi furtada uma vaca prenhe da Associação Beneficente Pella Bethânia. A novilha foi deixada, morta, no local. No dia 18 de novembro, três novilhas foram levadas de outra propriedade da Fazenda Lengler. Já no dia 14 de novembro, o alvo dos ladrões de gado foi a Beira do Rio. Uma vaca foi levada de uma propriedade da localidade.
Também há muitos outros registros do tipo na Polícia Civil. O Fato Novo solicitou um levantamento dos números de abigeato em 2015 e 2014 para realizar um comparativo. No entanto, a Polícia Civil ainda não concedeu os números. Os casos de abigeato estão sob investigação.
Em setembro deste ano, o grupo de Amoras da Polícia Rodoviária Estadual prendeu três homens acusados de cometerem crimes de abigeato na região, após receber denúncia de que uma caminhoneta Blaser, com reboque, trafegava pelo interior de Taquari, em atitude suspeita. Eles seguiram o veículo e, com auxílio de policiais militares da região, realizaram barreira na ERS-244, em General Câmara, abordando o veículo. No reboque, estavam diversas ferramentas, incluindo tesourão, alicates, cordas e correntes, além de um novilho vivo. O animal havia sido furtado no fim da tarde, em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, próximo a Venâncio Aires, e foi reconhecido pelo proprietário. Foram presos um homem de 32 anos, de Taquari, um morador de Fazenda Vilanova, de 24 anos, e um de Vale Verde, de 26 anos. Eles foram levados ao presídio de Charqueadas. A Polícia Civil continua as investigações dos crimes de abigeato na região.

Problema também ocorre em Tabaí

Na manhã da quinta-feira, 10 de dezembro, um produtor de Tabaí, na região de Faxinal dos Pacheco, percebeu que dois bois da sua propriedade haviam sido furtados. “Me sacrifiquei para manter aqueles bichos e sem mais nem menos foram levados”, relata. De acordo com o produtor, casos semelhantes estão sendo registrados na região. “Na semana anterior, um vizinho meu contou que também haviam roubado os seus animais”.
Ele preferiu não revelar a sua identidade por medo de ocorrer algum ato contra a sua família ou seus vizinhos e desabafa: “Estamos abandonados, sem ninguém para nos auxiliar”.

Além disso, verifique

Polícia Civil prende suspeito de tráfico no Passo da Aldeia

A Polícia Civil de Taquari prendeu, na manhã de ontem, quinta-feira, dia 7, em flagrante, ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ