Principal / Geral / Prefeito averigua condições do prédio do Idesc

Prefeito averigua condições do prédio do Idesc

O prefeito Maneco vistoriou, nesta semana, as condições do prédio do Instituto de Pesquisa, Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo (Idesc), localizado no Bairro Praia. Ele estava acompanhado dos secretários do Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leandro Mariante; do Planejamento, Idemar Martini, e do vereador Luís Porto (PT).

Conforme disse Maneco, a intenção é mostrar para a comunidade as condições em que está o prédio de quatro mil metros quadados. “Queremos mostrar as condições do que nós recebemos. Quem não conhece acha que a gente recebeu inteiro, que é só chegar aqui, amanhã, e começar a usar. A ideia é mostrar que, na grande maioria, não tem a mínima condição de ser usado”, afirmou Maneco.
As chaves foram entregues ao prefeito no dia 9 de outubro, pelo presidente da Certaja, Renato Martins, e o superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Norberto Tomasine, que tinham a autonomia do local. A partir desta data, o Município é o responsável pela manutenção, uso das instalações e segurança do local.
O prédio, construído no século 20, abrigou o Seminário Seráfico São Francisco, até os anos 80. Nos anos 90, algumas partes do prédio passaram por reformas e abrigaram uma extensão da Univates, além de cursos de graduação do sistema cooperativista.
O prédio, de três andares, possui salão de festas, quartos com banheiro, cada, mas que precisam de acabamentos. As partes que possuem madeira no chão, estão com cupim. Há muitos vidros quebrados e salas com infiltração de água. Na antiga Igreja, a situação é mais precária. O piso foi retirado no ano em que estavam sendo feitas as reformas e nada foi colocado, ficando o chão batido. O teto está caindo devido à umidade.
A prefeitura ainda não sabe o que vai fazer com o prédio. “Tem só aquele espaço das salas de aula e outro na frente que será arrumado para a colocação de uma creche. Onde está o time Taquari Máster, será feito um convênio para continuar a ser utilizado pela agremiação e legalizar a situação deles. O resto, agora nós vamos começar a pensar. A alternativa da prefeitura para a Brigada Militar é ir pra lá, não é o melhor local, mas é o que tem disponível porque ninguém tem condições de gastar, nem o Estado e muito menos o Município”.
Nos próximos dias será feita a limpeza da área externa. A remoção de entulhos não pode ser feita ainda. “Não podemos botar alguém com o risco iminente de cair. Tem que fazer um estudo primeiro, isto não é assim. Não tem condiçoes hoje de fazer isto”, salientou o secretário do Planejamento, Idemar Martini.

GERAL - Vistoria Idesc 02

Saiba mais

O Seminário Seráfico São Francisco de Assis foi inaugurado em 06 de dezembro de 1931. O estudo rígido na preparação de sacerdotes atraiu estudantes de todas as regiões brasileiras. Um dos alunos ilustres do Seminário Seráfico São Francisco de Assis foi Dom Cláudio Hummes (Ensino fundamental e básico -1944-1949) e (Ensino médio – 1950-1951). Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, entre outros, ministrou aula nesta instituição (1949-1952). Na década de 80, o prédio acabou sendo desativado.
A comunidade mobilizou- se e o antigo “Colégio de Frades”, como é carinhosamente conhecido, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Taquari. Em seguida, o templo de saber e cultura foi doado ao IDESC – Instituto de Pesquisa, Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo, mantendo sua preocupação com a Educação, agregada ao compromisso com o Cooperativismo.

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/203254/default.aspx

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ