Principal / Mistura Fina / Fechou o tempo

Fechou o tempo

Piada da semana: Cunha chorou ao ver sua foto mostrada pelo banco suíço, dizendo que tinha encontrado seu irmão gêmeo desaparecido há anos. O que parece piada, mas não é, é que a oposição fechou os olhos à corrupção de Cunha para tentar o impeachment da Presidente – e com qual fundo moral? Combate à corrupção. As pessoas comuns, que não gostam de política, sentem revolta e desânimo. A impunidade do Cunha, flagrado com a mão na massa, gera descrédito no país.

O tempo fechou em Brasília, um grupo querendo derrubar o outro. As expressões “o tempo” e “o clima” são metáforas habituais das relações humanas. É fundamental para a agricultura, interfere no comércio e influencia até o humor das pessoas. Pois o tempo fechou no sul do país também, com inundações e desabrigados, enquanto outros estados, ao contrário, vivem secas dramáticas.
“É verdade mesmo o aquecimento global?”, me perguntou uma familiar, de formação universitária, onde não deveria haver essa dúvida sobre os relatos dos cientistas do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, órgão das Nações Unidas. Mas essas dúvidas não surgem à toa, são fruto de um trabalho profissional de “desconstrução” da imagem do IPCC, com cientistas contratados para colocarem em dúvida os alertas oficiais. Revistas semanais brasileiras já publicaram entrevistas com esses plantadores de dúvidas. Que eles são contratados por grandes empresas de petróleo quem afirma é o vice-presidente norte-americano Al Gore, que portanto não é um “denuncista” qualquer e nem mesmo um crítico do capitalismo. Al Gore tem denunciado em seus livros e vídeos essa estratégia altamente profissional de contratar cientistas para levantarem dúvidas contra o IPCC.
Um político brasileiro, relator de projetos que favoreceram o desmatamento, desafiou o aquecimento global, pois ocorria na época uma temporada de frio no país. Ocorre que a previsão do aquecimento global não é de um retilíneo aquecimento mas sim de, em primeiro lugar, um grande aumento na amplitude térmica.
Mais intensidade do calor, mais intensidade do frio, mais intensidade das chuvas, mais intensidade das secas. Lutzemberguer explicava que “a Amazônia não é o pulmão, é o ar condicionado do planeta”. Estamos perdendo em primeiro lugar é o equilíbrio, a regulação do tempo, numa faixa térmica que era ideal à vida humana e com chuvas regulares. O Papa Francisco foi o primeiro Papa a fazer esse alerta. Obama também e é o primeiro presidente de um império a admitir a crise climática. No Brasil houve períodos em que Exército, Aeronáutica e Polícia Federal foram mobilizados pelo Ministério do Meio Ambiente para combater o desmatamento ilegal. Hoje, essas forças estão desmobilizadas – e nós, abaixo de mau tempo.
Montserrat Martins

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ