Principal / Geral / Candidata eleita é absolvida após denúncia de propaganda irregular

Candidata eleita é absolvida após denúncia de propaganda irregular

A comissão eleitoral do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar recebeu, no dia da eleição, uma denúncia contra a candidata, Rosa Maria de Souza, eleita com 944 votos, por propaganda irregular.

Ela foi denunciada pela também candidata Tânia Regina de Andrade, alegando a realização de campanha eleitoral fora do prazo estipulado em edital. Conforme o Aviso da Comissão Eleitoral, publicado na sexta-feira, 18 de outubro, a comunicante juntou ainda cópia da página social, que comprovaria o alegado, ou seja, que a candidata fez a publicação de propaganda em 1º de outubro, às 23h55min, na rede social Facebook. No entanto, a propaganda eleitoral era permitida até às 23h59min de 30 de setembro de 2015, conforme o aviso número 7 do Comdica, de 15 de setembro de 2015, que retificou o edital nº 10. Assim, a Comissão Eleitoral, após realização de avaliação da denúncia e da defesa, entendeu que o prazo de campanha não foi obedecido pela candidata Rosa Maria e decidiu pela procedência da comunicação realizada por Tânia para o fim de cassar a candidatura.
Rosa Maria teve um dia para apresentar recurso ao Comdica, o que foi analisado nas tardes da terça-feira e quarta-feira, em reunião na Câmara de Vereadores. No segundo dia foi feita a votação pelos conselheiros, o que resultou em sete votos a favor do recurso de Rosa Maria e duas abstenções. Dos 12 integrantes do colegiado, 10 compareceram e o presidente não votou, o que só ocorreria em caso de empate.
O conselheiro Antônio Carlos Dutra, que integrou a comissão eleitoral, votou em favor de Rosa Maria justificando que não houve má-fé da candidata, que não influenciou na diferença dos 944 votos e que a publicação errada da data limite da publicação de propaganda no edital da prefeitura pode ter confundido a candidata. “Ela botou pra todo mundo ver aquela postagem no face, todo o Taquari viu, e acredito que este nosso tropeço na data interferiu sim até porque teve candidatos que nos ligaram para saber”, explicou.
Outro conselheiro, Cássius Reis, que presidiu a comissão eleitoral, disse que a pessoa denunciada é competente para o cargo e estava habilitada porque apresentou os pré-requisitos necessários para ser candidata, passou em uma prova e fez uma votação expressiva. Porém, defendeu que nos editais estava definido que três dias antes da eleição não poderia ser feita a propaganda. Na defesa, manteve o seu posicionamento de acordo com o da comissão eleitoral, mas absteve-se de votar.
Após a justificativa de outros conselheiros, a maioria favorável ao acolhimento do recurso de Rosa Maria, foi feita a votação, cujo resultado foi sete votos a favor e duas abstenções.
A candidata e familiares acompanharam a votação e aplaudiram o resultado. “Alívio, a justiça foi feita, a infração de que eu fui acusada não era legítima. Eu tinha certeza que depois de todos os argumentos da defesa, daquilo que a gente colocou, documentos, que este colegiado ia ter esta decisão, eu confiava muito”, disse Rosa Maria após o resultado da votação do Comdica.
Outras denúncias não tiveram procedência 
A comissão eleitoral recebeu outras duas denúncias relacionadas à propaganda irregular, mas que não tiveram procedência.
Uma delas, Araci B Drescher, comunicou a ocorrência de propaganda irregular de parte da candidata Julia Oliver, “fazendo boca de urna, conversando com os eleitores pedindo pra votar nela”. A Comissão Especial Eleitoral do COMDICA, após realização de avaliação da denúncia,  decidiu pela improcedência da comunicação realizada por Araci B. Drescher. “A comunicante se limitou a fazer a denúncia sem juntar qualquer prova de suas alegações, sendo uma prova frágil demais para gerar condenação da candidata”.
Tânia Regina de Andrade também comunicou a ocorrência de propaganda irregular de parte da candidata “Rosinha 17”, através da “invasão de minha página social com propaganda sem minha autorização”. A denunciante, segundo a comissão eleitoral, juntou cópia da página social, comprovando o alegado. Após a realização de avaliação da denúncia, a Comissão entendeu que o fato praticado em favor da candidata Rosa Maria Araújo de Souza não configura invasão de página. “Com efeito, não ocorreu de fato a invasão do perfil da comunicante, mas apenas uma publicação da candidata denunciada no evento ‘Eleição para o conselho tutelar’. Importante mencionar que o evento, embora organizado pela comunicante, é público, conforme se verifica na cópia em anexo. Além disso, não há qualquer descrição ou indício de que o evento era campanha para a candidata comunicante, isto é, não caracterizava espaço oficial de campanha. Frisa-se que não foi publicação no perfil da candidata comunicante, e sim em um evento público”. A comissão decidiu pela improcedência da comunicação realizada por Tânia Regina de Andrade.
Nos dois casos, poderia ser apresentado recurso, tanto da defesa como da acusação, a um conselheiro do Comdica, até 19 de outubro de 2015, o que não ocorreu.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ